Entrevista com Ricardo Tokumoto do RYOTiras

Ricardo Tokumoto é um quadrinista e ilustrador, além de já ter desenhado para MAD, Ricardo se graduou em Cinema de Animação. 

Com um humor muitas vezes inteligente e crítico, Ricardo ganha cada vez mais seguidores e hoje suas tirinhas são um verdadeiro sucesso. Batemos um papo rápido com ele, abrangendo desde como é a produção de seus quadrinhos, até seus próximos projetos, acompanhe: 



Universo Paralelo -  Você desde criança já possuía um certo talento para desenhar ou essa habilidade só foi adquirida com o tempo?
Ricardo Tokumoto -  Foi adquirida com o tempo. A diferença é a que eu sempre gostei bastante de desenhar e sempre desenhei bastante.

UP- Como é o processo de produção de suas tirinhas? 
Ryot - Geralmente eu parto de algum embrião de ideia bem simplificado. Às vezes é uma palavra, ou uma situação, ou alguma linha de diálogo. Depois em desenvolvo melhor a ideia, planejando como serão os quadros e o timing da tira. E por fim eu faço a arte final e publico. A postagem sempre acontece logo após eu terminar a tira, para não dar margem demais à minha auto-crítica e acabar não botando a tira à público.

UP - Hoje tanto suas tirinhas como suas HQs fazem muito sucesso na internet. Você lembra qual foi seu primeiro trabalho que realmente repercutiu?
Ryot - Bom, teve várias tiras que circularam bem, não sei dizer qual foi a primeira. Teve uma que faz referência ao Jaspion, e outra que faz referência ao Naruto. Teve a que rola um diálogo entre Deus e uma pessoa com um conceito de fé bem restrito. E teve a do Camaleão Daltônico e do Idiota. Essas daí rodaram bastante.










UP - Você costumar ler quadrinhos de outros autores?
Ryot Sim. sempre. Acho essencial pra quem faz quadrinhos, ler muitos quadrinhos. Falando apenas das tiras, gosto muito do Laerte, claro. Tem os clássicos, Calvin e Haroldo, Mafalada, Peanuts... Gosto do Liniers, Angeli, Fábio Zimbres... Os gringos PBF Comics, Buttersafe, Completely Serious Comics, Gunshow... e tem o Bufas Danadas do meu amigo Luís Felipe Garrocho.

UP - Quais são seus próximos trabalhos nos quadrinhos? 
Ryot - Tenho vários projetos em planejamento. Estou fazendo a segunda edição do Manual da Auto-Destruição, uma série de quadrinhos mais infantis e pra ano que vem quero fazer uma coletânea de quadrinhos mais longos.






Se você gostou do trabalho de Ricardo, visite seu site e curta sua página no Facebook